sexta-feira, 29 de abril de 2011

PROBLEMA DA SEMANA - 9

..
TRIÂNGULOS
.
Quantos triângulos podemos contar nesta figura?
.
.

LEITORES DO TRIMESTRE

.
Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores.
.
Charles W. Elliot
.
Se há coisas que nos dão prazer na nossa prática pedagógica, o projecto "Um livro, um tesouro" é uma delas. Por muitas razões, mas, basicamente, porque promove o livro e a aquisição de hábitos de leitura.
O projecto aborda várias vertentes, sendo a principal, obviamente, a exploração de várias obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura. Mas também procura prestar atenção ao empenho do seu público alvo e, por isso mesmo, premeia, trimestralmente, os leitores mais empenhados. E desta vez os contemplados são:
.
Leitor do Trimestre (oferta de um livro)
.
1.º ano
André Gonçalves Antunes
.
2.º ano
Ana Rita Silva Matos
.
3.º ano
Pedro Filipe Nunes Melfe
.
4.º ano
Maria Madalena Baptista Madeira
.
Menções Honrosas (Diploma)
.
1.º ano
João Pedro Carvalho Matias
Rita do Carmo Andrade Duarte
Laura Brazinha Adriano
José Pedro Mota Tadeia
.
2.º ano
Guilherme Marrucho Silveira
Inês Afonso Pires
.
3.º ano
Ana Catarina Batista Ribeiro
Adriana Marisa Carvalho Morais
Guilherme Martins Lourenço
.
4.º ano
Tânia Sofia Cerdeira Mendes
Catarina da Silva Franco
Margarida de Ascensão Filipe Monteiro Alves
.

Premiados do 1.º ano
.Premiados do 2.º ano
.Premiados do 3.º ano
.Premiados do 4.º ano
.
Parabéns aos premiados e continuação de boas leituras.
.
.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

25 DE ABRIL - DIA DA LIBERDADE

..
Era tão difícil
Viver antigamente
As pessoas não eram livres
E viviam descontentes.
.
Havia polícia política
Disfarçada para não se conhecer
Se alguém dissesse coisas contra o regime
Eles iam-nos logo prender.
.
O 25 de Abril
Foi quando os soldados se revoltaram
Ficaram muito contentes
E puseram cravos nas espingardas.
.
Nesse dia
Acabou a ditadura
E ficámos livres
A partir dessa altura.
.
Poema e ilustração de Beatriz Pereira - 4.º ano
.
.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

ARCA DE NÃO É - O TARTABURRO

..
O tartaburro é metade tartaruga e metade burro.
Tem umas patas de burro e a cauda também, mas tem uma carapaça de tartaruga.
Ele vive nas barragens e às vezes passa férias na mata.
O tartaburro come ração e não gosta nada de erva.
No Outono e Inverno ninguém o vê porque ele hiberna.
.
Texto e ilustração do Francisco - 2.º ano
.
.

terça-feira, 26 de abril de 2011

VOLTÁMOS!

..

Cá estamos de novo! As duas semanas passaram num instante. Os nossos pequenos recarregaram bacterias e traziam nos olhos a alegria do reencontro com os amigos.
Pelas novidades que contaram divertiram-se a valer. De entre os vários acontecimentos partilhados com os colegas, houve quem festejasse o seu aniversário. A Leonor Vaz, o Guilherme Pacheco, o João Baptista e o João Santos completaram 9 anos. Estão cada vez mais crescidos!
A bem dizer, e passado este primeiro dia, estamos prontos para retomar o trabalho!
Parabéns, amigos!

terça-feira, 12 de abril de 2011

BOA PÁSCOA!

..
O último dia de aulas do 2.º Período foi pleno de actividades. Os alunos passaram a manhã junto da seara, onde se divertiram a valer, e à tarde houve pinturas, viram um filme... O Duarte Rocha, que tinha pedido autorização para levar o seu violino para a escola, estava a ver que não sobrava tempo para mostrar aos colegas os seus dotes. Mas tudo decorreu a contento, e os colegas foram para férias ao som do delicado instrumento.
Foi esta a imagem com que partiram, plena de simbolismo, e resolvemos partilhá-la aqui, com todos vós, para vos desejar uma
..
DOCE E FELIZ PÁSCOA
.
No início do 3.º Período, dia 26 de Abril, cá estaremos de novo.
.
.

PARABÉNS, RITA!

..
Os nossos caloiros do 1.º ano estão numa fase em que fazer anos é dos acontecimentos que mais os marcam. Compreende-se, querem crescer depressa, sempre rodeados da família e dos amigos.
É o caso da Rita Duarte, que hoje completou 7 anos. O acontecimento não coincidiu com o período de aulas, mas nem por isso a Rita, uma atrevidota de olhos sempre atentos para o que a rodeia, ficou privada do carinho que merece.
Parabéns, Rita! E um conselho: não tenhas pressa, a vida ainda tem muito para te dar.
.
.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

V CAMPEONATO SUPERTMATIK CÁLCULO MENTAL

.

No âmbito do PAM, o SuperTmatik foi introduzido na turma do 3ºano nas assessorias realizadas na sala de aula com o apoio do Professor Melo. Para além da prática na sala de aula, a nossa escola está inscrita no V Campeonato SuperTmatik Cálculo Mental. Este campeonato visa fomentar o interesse pela prática do cálculo mental; desenvolver destrezas numéricas e de cálculo; reforçar a componente lúdica na aprendizagem da matemática; detectar e divulgar talentos na área do Cálculo Mental e promover o convívio entre alunos, professores e restante comunidade escolar. Aderindo com muito entusiasmo a este desafio, a competição iniciou-se com a realização do campeonato intra-turma, escalão 3. São alguns desses momentos que aqui deixamos, com a certeza de que foi principalmente uma experiência enriquecedora para todos, vivida num ambiente de competição saudável, onde todos estão de parabéns! Todos desejamos também boa sorte ao Duarte que irá participar na Fase Nacional do campeonato.

O nosso bem-haja ao Professor Melo!

.


.

sábado, 9 de abril de 2011

PARABÉNS, BEATRIZ!

. .
Ontem, para além da divertida visita à seara, de uma "tarde de cinema" do agrado de todos, da troca de ovinhos de Páscoa entre os nossos alunos, ainda houve mais um momento de festa. É verdade, ainda se festejou mais um aniversário. Foi a vez da Beatriz comemorar os seus 9 aninhos. Um sorriso discreto, mas muito bonito embelezado por duas longas tranças, aliviando assim o calor que já se faz sentir. Os que acompanham o nosso blogue, já conhecem bem a alegria destas festas. Canta-se e encanta-se, partilhando momentos que vão marcando a vida de cada um. Mais um momento feliz... e doce :)! O bolo estava delicioso e foi saboreado com um ligeiro aroma a férias! Uma pausa bem merecida, sem dúvida!

Parabéns, Beatriz!
. .

sexta-feira, 8 de abril de 2011

VISITA À SEARA





.

SÃO CAMÉLIAS, SENHOR, SÃO CAMÉLIAS!

..
Fazer o caminho para a seara tornou-se, ano após ano, uma espécie de ritual. Mas é muito mais do que isso. A travessia da aldeia dá sempre azo a novos olhares, e a atenção prende-se em pormenores que antes passavam despercebidos. Pode ser uma janela, uma planta, um gesto...
A Quinta do Paço, no centro da povoação e a abrir as portas para a Gardunha, já conheceu melhores dias, mas ainda são notórias as memórias de outras eras.
Mais à frente, quando passámos por esta senhora de lenço negro, a cor das camélias parecia desdizer o simbolismo do luto. E os olhos, com um resquício de brilho, sugeriam aromas de outras histórias. São camélias, senhor, são camélias.
A vida, contrariando as agruras dos novos tempos, escorre por aqui de forma bem vincada, apesar de se manifestar de forma cada vez mais discreta.
.
.

A SEARA ESTÁ A CRESCER

. .
Como é do conhecimento geral, a nossa escola está a desenvolver um projecto - o "Ciclo do Pão" - em que se procura que os nossos alunos acompanhem todas as fases por que passa este crucial alimento, desde a sementeira até chegar à nossa mesa.
Há uns meses atrás demos aqui notícia da sementeira que fizemos, em colaboração com a Junta de Freguesia, de trigo e centeio. O tempo foi passando, dando azo a que a natureza seguisse o seu curso, e hoje fomos visitar a seara. Está crescidota, pois está, mas ainda falta bastante até as searas estarem prontas a ser ceifadas. Talvez para finais de Junho.
Os pequenotes, como é compreensível, não se limitaram a admirar a seara. Beneficiando do tempo primaveril, aproveitaram a manhã para saltar à corda, fazer corridas de sacos, jogar à bola, à barra do lenço, tudo isto com a seara como cenário.
Infelizmente o que é bom passa depressa, e a manhã passou-se num ápice. E, mesmo cansados, alguns ainda queriam regressar à tarde.
Faz-lhes bem sair, de quando em vez, da escola. A vida, lá fora, é apelo permanente.
.
.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A ESCOLA, O TEATRO E A VIDA

..
Ontem, na nossa escola, o teatro foi rei. A Animateatro deslocou-se até nós para nos presentear com a peça "Heidi", de Johanna Spiri, tendo repetido o êxito do pretérito ano. Na altura, recorde-se, trouxe até nós "Tom Sawyer", de Mark Twain.
Esta peça, montada com preocupações educativas, leva-nos à compreensão de como as crianças, através dos seus sentidos e emoções, recebem de uma forma inócua a vida na sua totalidade.
Escusado será dizer que os nossos pequenos adoraram. E as palmas foram mesmo de inteira satisfação.
Segundo a opinião de alguns autores, o teatro pode fazer com que muitas consciências reconstruam os seus conceitos pré-estabelecidos e, desta forma, dê ao indivíduo a oportunidade de renascer para fazer escolhas baseadas no conhecimento e nas realidades redescobertas.
A escola, o teatro e a vida...
.
.

ANIMATEATRO

..
A Animateatro - Associação de Teatro e Animação do Seixal - que nos visitou pela segunda vez, é uma companhia que, na sua prática, tem como pano de fundo a ideia de que o teatro tem um imenso potencial para mobilizar as comunidades e estabelecer pontes entre as suas diferenças.
A Animateatro recebeu, em 2008, a Medalha de Mérito Cultural do Município do Seixal.
Tem já uma vasta lista de produção de espectáculos para todos os públicos. No que se refere a criações para a infância, que são as que nos dizem mais respeito, o seu historial é o seguinte:
2002 - "Uma Viagem ao Passado"
2003 - "Um Coração de Boneco"
2003 - "A menina que lê poemas"
2004 - "O Conto da Quinta"
2005 - "A Fábula do Gato e da Gaivota"
2006 - "Em Busca do Tesouro Perdido"
2007 - "Lupis, Jacas e Lupões"
2007 - "O Feiticeiro de Oz"
2008 - "Pinóquia"
2008 - "Natal dos Pequeninos"
2009 - "Tom Sawyer"
2010 - "Hansel and Gretel"
2011 - "Heidi"
.
De referir, ainda, que a vinda da companhia Animateatro à nossa escola só foi possível devido a boas vontades e muita imaginação.
. .

quarta-feira, 6 de abril de 2011

TEATRO NA ESCOLA

. .
.

. .

terça-feira, 5 de abril de 2011

FÉRIAS COM PINTA

..
Tendo em conta a próxima interrupção lectiva, a Câmara Municipal do Fundão preparou, para a próxima semana, uma série de actividades para crianças do 1.º e 2.º Ciclos, que designou de Férias com Pinta.
Do programa, bastante aliciante, constam actividades como um peddy paper, visita à Gardunha (conhecer a biodiversidade), atelier de modelagem, Roteiro das Casas da Floresta (zona do pinhal), actividades desportivas no Multiusos...
Os interessados devem dirigir-se ao Gabinete do Munícipe, nas instalações do Casino Fundanense, onde poderão obter informações mais precisas e formalizar a inscrição do(s) seu(s) educando(s).
. .

segunda-feira, 4 de abril de 2011

PARABÉNS, DUARTE!

. .
O dia esteve agradável e a boa disposição veio acompanhada de mais um aniversário! Hoje foi a vez do Duarte perfazer 9 aninhos! De sorriso até aos caracóis :), e entoados os já habituais parabéns, o Duarte apagou as velas que enfeitavam o delicioso bolo de aniversário, marcando assim o ponto alto da festa. A bem dizer, parece que por aqui já ninguém passa sem um docinho a meio da tarde. Mas ainda mais doce é a felicidade que lhes fica estampada no rosto e que nos contagia a todos!

Parabéns, Duarte!

.

domingo, 3 de abril de 2011

PROBLEMA DA SEMANA 8 - RESULTADOS

.
Pronto, o fim-de-semana já acena a despedida, e há que fazer o balanço de mais um problema da semana. Desta vez em jeito de rima.
.
Na resposta ao problema
Todo o mundo ficou distinto
70 litros de vinho branco
Mais 140 de vinho tinto.
.
Sete pessoas, sete respostas
Todas elas acertadas
P’ra trabalhar com capacidades
Estão todas capacitadas.
.
Dito isto, falta apenas anunciar o vencedor, que foi mais uma vez o João Baptista. Parabéns, João!
Seria injusto, no entanto, não deixar uma palavra de incentivo ao Henrique que, salvo erro, fica pela terceira vez em segundo lugar, falhando a vitória por escassos segundos. Vamos lá, Henrique, não desanimes!
Visto ser a última semana de aulas do 2.º período, na próxima sexta-feira não haverá problema. Fica desde já, no entanto, marcado encontro para a primeira semana do 3.º período.
Uma boa semana para todos!
.
.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

PROBLEMA DA SEMANA - 8

.
VINHO EM QUANTIDADE
.
O pai do João é vinicultor. Ele armazena a sua produção de vinho tinto e vinho branco em cinco barris como os indicados a seguir.
..
Sabendo que a quantidade de vinho tinto é duas vezes maior que a de vinho branco, pergunta-se:
Qual é a quantidade de vinho tinto armazenada?
E de vinho branco?
.
.

PRIMAVERA

..
A Primavera a chegar
Acabou o frio
Agora que o tempo melhorou
Podemos brincar, contentes!
.
Ai Primavera
Estava a ver que não chegavas
Ai, ai, Inverno
Já enjoas!
.
Roupas quentes para trás
Roupas frescas para a frente
Calções e t-shirt vou vestir
Kispos e luvas arrumar.
.
Já lá vem a Primavera
Carregadinha de flores
O sol a brilhar
Borboletas e andorinhas a voar!
.
Poema: Joana Pires - 4.º ano
Ilustração: Pedro Rocha - 4.º ano

.
.