segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

JOGO DA ROLETA - MÚLTIPLOS E DIVISORES



O Jogo da Roleta é uma atividade divertida que permite aos alunos trabalharem a divisão, a multiplicação e ainda a memorização das tabuadas da multiplicação.
Como jogar? É simples. Em grupos de dois, e à vez, cada aluno gira a roleta e lê a informação que está escrita no espaço apontado pela seta. Em seguida, tira dois cartões que se encontram com o número virado para baixo em cima da mesa. Se os números que saíram estiverem de acordo com o que a seta indicar, o aluno guarda os cartões consigo. Se os números que foram virados não corresponderem ao que está indicado, são colocados novamente junto dos outros. Por exemplo, a seta parou em "Divisor de" e os números virados foram o "3" e o "24". Como "3" é divisor de "24", e se responder corretamente, o aluno irá ganhá-los. Agora, se tirar o "9" e o "20", não ficará com eles, pois o "9" não é divisor de "20". O jogo termina quando acabarem os cartões. E como a qualquer jogo se associa a palavra "vencedor", neste caso, sê-lo-á aquele que possuir o maior número de cartões.
E aqui fica mais uma estratégia colocada em prática pelos alunos do 4.º ano que, de forma lúdica, vão assim reconhecendo e diferenciando os múltiplos dos divisores.


2 comentários:

Ema Bianca disse...

Gostei de ver o jogo da Ana Catarina e o João Baptista e a Inês Gonçalves e o Pedro Melfe...
Mas parece-me interessante!!!!!




Beijinhos.

Anabela Santos disse...

Uma estratégia muito interessante e bem conseguida.
Bom trabalho

Prof. Anabela
BLOGando na Escola