segunda-feira, 30 de abril de 2012

O MEU ANIMAL PREFERIDO - 2

.
.
O meu animal preferido é o gato, ele chama-se Ruca.
Eu brinco com o gato, é lindo!
Eu dou comida ao gato.
Eu gosto do gato.
.
Texto e ilustração: Camila - 1.º ano
.
.

sábado, 28 de abril de 2012

EXPOSIÇÃO DE PINTURA E ILUSTRAÇÃO DE JOÃO VAZ DE CARVALHO

.
"Tenho um amigo que diz que o humor salva e que eu (...) já estarei salvo. Veremos. A verdade é que, como sou incapaz de olhar esses prazeres [recordações da sua infância] com nostalgia, tomei a decisão de vivê-los todos os dias, regando-os diariamente e tentando divertir-me o mais possível. Percebi que, com trabalho, os desenhos dos lápis e as cores das tintas, conseguem propagar essas aventuras saborosas, sejam elas passadas ou de agora." João Vaz de Carvalho - out 2005
.
 .
Ontem, antes de irmos à Biblioteca Eugénio de Andrade, fomos à Moagem apreciar a exposição "Irrealidades" do pintor e ilustrador João Vaz de Carvalho. Este artista nasceu no Fundão e tem 53 anos.
Duarte Cruz
A exposição estava dividida em séries e cada uma "falava" de um tema diferente. Os quadros e as telas expostos apresentavam botas e sapatos, elementos da família do pintor, brincadeiras sobre a sua coleção de  miniaturas de automóveis, cabelos e bigodes enormes pintados de forma divertida, vegetais desenhados em cima de cabeças, relógios desenhados em objetos pouco habituais...
Ao longo da exposição, há duas cores que sobressaem: o azul e o vermelho. Achámos curioso o facto de, em quase todas as suas pinturas, haver parte de um rosto com olhos bem abertos, é como se, a cada passo da nossa visita, estivessemos a ser observados. Os quadros que vimos são muito engraçados, alegres e bem humorados.
João Miguel
Para além de pintor, João Vaz de Carvalho também ilustrou várias obras: "Ernesto Bom-Dia", "A Saudade", "O Mundo no Chão", "Pezinhos de lã", "O Som das Lengalengas", entre muitas outras.
O humor extraordinário que inspira a arte do artista João Vaz de Carvalho é contagiante! Gostámos muito de ir ver esta exposição!
.
.
Ema Bianca
.
Texto coletivo - 4.º ano
.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

A VIAGEM FANTÁSTICA

.
.
Durante a manhã de hoje, os alunos do 4.º ano deslocaram-se à Biblioteca Eugénio de Andrade para assistirem à Hora do Conto. Como já é habitual, rendidos à simpatia e ao profissionalismo das "meninas da Biblioteca", já sabem que sempre que aí se deslocam os espera o "viver" de uma grande aventura.
Hoje, a leitura da história "A Viagem Fantástica", de Maria do Céu Ferro, tinha algo de especial. É que este livro faz parte de um conjunto de materiais pedagógicos produzidos por uma equipa de professores do 1.º Ciclo, no âmbito do projeto "Semear Solidariedade", da responsabilidade da Oikos e do Comité Português para a Unicef.
Neste conto intercultural, um grupo de seis crianças, com idades compreendidas entre os oito e os doze anos, são muito amigas e nas suas escolas estão envolvidas no mesmo projeto de solidariedade, tendo amigos/correspondentes noutros países (Angola, Moçambique, Brasil, Bangladesh e Peru). A certa altura, têm o desejo de poder conhecer pessoalmente esses amigos com que se escrevem há alguns anos, e isso vai ser possível através do sonho e da magia... É através do olhar de cada um dos protagonistas que são apresentadas as diversas realidades de cada país, a sua cultura, os seus hábitos e costumes...
É uma viagem empolgante, cheia de peripécias, escrita num misto de realidade e fantasia. A curiosidade sobre a conclusão da história ficou de tal forma "implantada" nos nossos alunos que não queriam sair da biblioteca sem trazerem o livro para a escola. Ainda por cima, o livro termina com vários anexos que apresentam as "recordações" trazidas por cada um dos "viajantes", jogos, receitas, contos, poesias, alfabetos...
.
.
Bem, a "viagem" dos nossos alunos só terminará quando descobrirem o final da história e, para isso, também o livro terá de viajar até à nossa escola...
.
.

O FEITICEIRO E A BOLA DE CRISTAL

 .
.
Terça-feira, dia 24 de Abril, fomos à Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade assistir à Hora do Conto, onde ouvimos a história «O feiticeiro e a bola de cristal».
Então vou contar a história. Era uma vez um feiticeiro muito mau que não gostava de conhecer pessoas. Ele vivia num castelo cinzento com cinco torres. Ele fazia poções muito malucas, por exemplo: viajava no tempo para trás e depois não conseguia voltar, viajava no tempo mais para a frente e finalmente voltava para o tempo normal.
Passados estes dias todos ele teve uma ideia, e a ideia dele foi casar. Então foi ver à sua bola de cristal, que já era muito antiga, para ver imagens de donzelas, mas tinha de dizer três vezes umas palavras. O problema é que eu só me lembro de duas palavras, que são "zandaqui, chailam", e a outra já não me lembro. Ao dizer estas palavras apareceu na bola de cristal uma rapariga, ele apaixonou-se por ela e pediu aos seus cavaleiros que a fossem buscar. Então eles cavalgaram pela floresta escura e tiveram de lutar contra dois dragões que cuspiam fogo. Finalmente lá chegaram, raptaram a rapariga e levaram-na para o castelo.
.
O feiticeiro desceu as escadas viu que a donzela era mais bonita ao vivo do que na sua bola. Então, sem lhe perguntar se queria casar com ele, quis casar com ela logo ali, mas a rapariga disse «casar contigo, nunca!».
O feiticeiro ao ouvir aquilo ficou tão furioso que a prendeu na torre mais alta e fechou-a com sete voltas. A rapariga ficou muito triste e a chorar.
Um dia um cavaleiro que guardava a torre subiu as escadas e abriu a porta onde a ela estava. Então olharam um para o outro e apaixonaram-se. O cavaleiro levou a donzela com ele num cavalo branco e fugiram os dois. Cavalgaram, cavalgaram até ser de manhã.
O feiticeiro foi ver a sua bola de cristal, mas como a bola já era velha ele viu que a rapariga estava à janela e que os cavaleiros a estavam a guardar. Então a bola, não sei explicar, ficou maluca e o feiticeiro deu-lhe uma pancada e depois ela acalmou e o feiticeiro viu que o cavaleiro estava num cavalo branco com a donzela. Ele ficou tão furioso que a bola caiu e abriu-se um buraco que engoliu o feiticeiro e o castelo, e depois apareceu um bonito jardim.
Adorei esta história.
.
Texto: Rita Duarte - 2.º ano
Ilustração: Rita Mesquita - 2.º ano
Fotografia cedida pela Biblioteca Eugénio de Andrade
.
.

O MEU ANIMAL PREFERIDO - 1

.
.
A minha cadela é Zaira e eu dou-lhe miminhos.
A minha cadela salta para cima de mim.
Eu gosto da minha cadela.
A minha cadela chama-se Zaira.
A Zaira é castanha, branca e preta no focinho.
Eu gosto muito da Zaira porque é minha amiga.
.
Texto e ilustração: Rodrigo Pereira - 1.º ano
.

terça-feira, 24 de abril de 2012

25 DE ABRIL

.
.
Liberdade, um tesouro a preservar. Sempre.
.
.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

10.º CONCURSO INTERNACIONAL DE DESENHO INFANTIL - AQUALIA

.
Este ano, a nossa escola decidiu participar no 10.º Concurso Internacional de Desenho Infantil, organizado pela Aqualia, entidade gestora dos serviços de abastecimento de água do concelho do Fundão.  Com o lema Um "Muito Bom" para ti, um "Muito Bom" para o Planeta, este desafio passa pela elaboração de desenhos centrados na representação das ideias das crianças para cuidar e conhecer bem a água.
Principalmente pela importância do tema, os alunos dos 3.º e 4.º anos (anos de escolaridade do 1.º Ciclo  a poderem participar, segundo o regulamento do concurso) deitaram "mãos à água" e, gota após gota, desenharam e pintaram até onde a sua criatividade os levou. São esses trabalhos que aqui deixamos.
E como concurso é concurso, desejamos boa sorte a todos!
.
.
.

PARABÉNS, GUILHERME PACHECO!

.
..
No passado sábado, dia 21 de abril, o Guilherme Pacheco perfez 10 anos.
Hoje de manhã na escola, os seus amigos não falavam de outra coisa. Os convites para a sua festa tinham sido entregues uns dias antes e os colegas aderiram em grande! Mesmo com um pouco de chuva à mistura, não há ninguém que não se tenha divertido.
Ainda assim, e como a alegria é sempre bem vinda, no final da tarde, o Guilherme Pacheco fez questão de partilhar o seu aniversário com todos os colegas da escola. À boa disposição juntou-se o estoirar das rolhas do Champomix que deu origem a um brinde empolgante!
Que esse sorriso simpático e meigo se mantenha sempre vivo e que as velas da amizade nunca se apaguem! Desejamos-te muitas felicidades!
Parabéns, Guilherme Pacheco!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

LEITORES DO TRIMESTRE

.
Ler é a mais emocionante das aventuras.
.
Se há atividade pela qual nutrimos especial prazer, o projeto "Um livro, um tesouro" é uma delas. É que os anos de implementação vão passando e a sua ação não se cansa de se fazer sentir. Ao contrário do que muita gente pensa, as crianças de hoje gostam de ler - e muito - assim haja oportunidade de as cativar, que os hábitos de leitura vêm por acréscimo.
É hábito nosso premiar os melhores leitores de cada turma no final dos períodos escolares, e o 2.º não fugiu à regra. Aqui ficam os nomes dos distinguidos:
.
1.º ano
Leitor do Trimestre (oferta de um livro)
Beatriz Pires Manique
.
Menções Honrosas (Diploma)
Graça Nobre Videira Pires Marques
Bruno David Pereira da Luz
Camila Mascate Leitão Martins Amaral
Fabiana Robalo Sanches
.
2.º ano
Leitor do Trimestre (oferta de um livro)
André Gonçalves Antunes
.
Menções Honrosas (Diploma)
Rita do Carmo Andrade Duarte
Thomaz Francisco Brito Sousa
Rita Lima Rosa Menezes Mesquita
Mariana Louro Carrondo
.
3.º ano
Leitor do Trimestre (oferta de um livro)
Guilherme Marrucho Silveira
.
Menções Honrosas (Diploma)
Ana Rita Silva Matos
Diogo Gil Antunes
Beatriz Albino da Costa 
João Pedro Godinho Nogueira
Inês Joaquim Lourenço
.
4.º ano
Leitor do Trimestre (oferta de um livro)
Ana Catarina Batista Ribeiro
.
Menções Honrosas (Diploma)
Guilherme Martins Lourenço
João Pedro Marques Santos
Pedro Filipe Nunes Melfe
João Manuel Silva Franco
 .
Parabéns a todos e... que as leituras façam sempre parte da vida de cada um!

PARABÉNS, JOÃO SANTOS!

.

Mesmo que o tempo esteja um pouco incerto, a passarada povoa os céus e, nos momentos mais solarengos, canta e encanta a natureza. Isto para dizer que soubemos por um "passarinho" que esta foi uma noite algo agitada para o João Santos. É que ele sabia que, quando acordasse, a madrugada lhe traria o dia do seu aniversário! Um dia muito especial que iria festejar com os seus amigos da escola.
Chegado o momento, de olhar brilhante e sorriso iluminado, completou 10 primaveras, soprando as tradicionais velas e pedindo o seu desejo.
Cumpriu-se, mais uma vez, a festa sempre tão aguardada num ambiente mágico, acompanhado de um delicioso docinho, hoje coberto de branco, sempre adoçado com o carinho e a alegria de todos os que partilham estes momentos. Que sejas muito feliz!
Parabéns, João Santos!
.

HINO CANDIDATO PARA A SELEÇÃO DE PORTUGAL - EUROPEU

.
A vida é feita de desafios, às vezes desenhados em oportunidades que surgem aqui e ali.
Como todos sabemos, este verão a  seleção portuguesa  de futebol vai disputar o Campeonato Europeu, e os responsáveis promoveram a criação de um hino que faça a aglutinação dos portugueses em torno da sua equipa. O maestro Luís Cipriano, cujo talento tem reconhecimento internacional, aceitou o repto e compôs o hino que pode ser ouvido neste vídeo.
O hino foi interpretado por encarregados de educação, funcionários, alunos e professores da Associação Cultural da Beira Interior (entidade parceira do Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha) e da EB 2/3 da Serra da Gardunha, onde o maestro leciona.
O processo de escolha do hino tem a ver com o número de visualizações feitas no Youtube e dos "gostos" que lhe forem associados. Portanto, toca a ouvir, divulgar e clicar no "gosto". Gestos destes também ajudam a valorizar a nossa região.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O TEATRO VISTO PELO 4.º ANO

.
.
No dia 18 de abril, a companhia Animateatro veio à nossa escola apresentar a peça "Os Cães".
Duas matilhas de cães não conseguiam viver em harmonia, porque não queriam dividir a comida, a rua... Só o amor tornou possível a união entre os dois grupos de caninos.
Foi um momento muito divertido. Fartámo-nos de rir!
A minha parte favorita foi quando o Mefisto fazia brincadeiras. Este cão era muito engraçado, porque estava sempre a pedir para tirarem fotografias, fazia o pino e cantava muito mal.
A chiuaua, uma cadelinha muito fofinha e engraçada, queria a paz entre as tribos.
No final da história, e depois de alguns momentos difíceis vividos entre os cães das duas tribos, a paz voltou a reinar e a amizade venceu. Afinal, só tem verdadeiros amigos, quem sabe partilhar.


Texto: Leonor Batista - 4.º ano
Ilustrações: Ema Bianca (em cima) e Joana Gomes (em baixo) - 4.º ano
.

O TEATRO VISTO PELO 3.º ANO

.
.
Ontem tivemos o prazer de ter connosco pela terceira vez o grupo Animateatro.
Desta vez trouxeram-nos a peça "Os cães". É uma peça baseada na história Romeu e Julieta.
Tratava-se então de duas matilhas (os Ski e os Ex) rivais e que viviam na mesma rua.
Tinham muita dificuldade em partilhar tudo: a comida, o espaço e os afetos. Arranjavam confusão com tudo!
Aconteceu que a Brizela se apaixonou pelo Skimi do grupo inimigo. Este facto fez com que Brizela ficasse presa durante uns tempos.
Um colega nosso ajudou a libertá-la.
Então o amor foi mais forte porque a Brizela conseguiu convencer os dois grupos a tornarem-se amigos e a partilharem tudo.
A partir desse dia, os dois grupos tornaram-se amigos e a rua ficou em paz.
.
.

O TEATRO VISTO PELO 2.º ANO

.
.
Ontem, dia 18 de Abril, houve um teatro na nossa escola. O grupo chama-se Animateatro, veio do Seixal e veio apresentar a peça "Os cães".
É uma história que fala de dois grupos, os Ski e os Ex. O grupo Ex só queria os ossos para eles, menos uma cadela chamada Brizela. Há um cão do grupo Ski que gosta dela e vão-se meter numa grande aventura.
Os cães dos dois grupos começam a lutar, pronto, mas não vou estar a contar, este teatro é para chegarmos à conclusão que devemos partilhar.
.
Texto: Madalena Filipe - 2.º ano
Ilustrações: Francisco Araújo (1.ª) e Francisco Paulo (2.ª) - 2.º ano
.
.

O TEATRO VISTO PELO 1.º ANO

.
.
Ontem veio à nossa escola um teatro. O teatro falava de cães que não sabiam partilhar.
Nós vimos que eles estavam à luta porque não sabiam partilhar a comida.
O Mefister era namorado da Brizela. A Brizela viu o Skimi e agora gosta mais dele. O Mefister luta com o Skimi.
A Brizela como não gosta de lutas fez com que ficassem amigos.
No final todos ficaram amigos e partilhavam a comida.
Nós gostámos muito do teatro.
.
Texto: turma do 1.º ano
Ilustração: Adriana - 1.º ano
.
.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

TEATRO NA ESCOLA

.
.
.,.
SINOPSE
De um lado os Ski, de um outro, os Ex, dois grupos de cães que têm dificuldade em partilhar o espaço físico, a comida... A sobrevivência impera, tudo é motivo de discórdia.
Desses conflitos, surgem encontros que dão lugar ao amor entre elementos de lados opostos. O perigo emerge, há que unir forças e salvar Brizela!...
.

NA LUTA POR UM "CIELITO LINDO"

.
.
Cantar faz bem à alma, disso não há a menor dúvida. E se o fizermos usufruindo de novas experiências, melhor ainda. Foi o que aconteceu ontem com os nossos alunos, que estiveram na Moagem a dar o seu contributo para a gravação dum DVD. 
O trabalho, que envolve todas as escolas do concelho do Fundão, tem por trás a vontade da Câmara Municipal, e à nossa escola calhou em sorte cantar "Cielito lindo". O céu tem andado um pouco cinzento, mas a força de vontade costuma ser o melhor remédio para o afastar de nuvens negras. E essa parece que não faltou aos nossos pequenotes.
Resta, agora, esperar pelo produto final, a mostrar no dia 9 de Junho, dia do concelho, e pretexto para a realização de um concerto com todas as crianças participantes na gravação.
Que o céu nos seja benfazejo.
.
Nota de rodapé - Enquanto esperavam que chegasse o momento da gravação, os nossos alunos estiveram numa sala/discoteca, onde dançaram a bom dançar. E gostaram, oh se gostaram!
.
.

terça-feira, 17 de abril de 2012

REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR!

.

No âmbito do Projeto "Planeta Azul", os alunos da nossa escola assistiram hoje a mais uma ação de educação e sensibilização ambiental, na área dos resíduos, levada a cabo pela Susana, técnica do gabinete Qualidade de Vida da Câmara Municipal do Fundão.
É cada vez mais urgente tomar consciência do conjunto de medidas que integra a Política dos 3 R´s e refletir sobre as possíveis formas de reduzir (a quantidade de produtos comprados e consumidos, diminuindo a quantidade de resíduos existentes), reutilizar (dando novos usos aos resíduos que são produzidos) e reciclar (depositando os resíduos no local apropriado para que possam ser reaproveitados através da reciclagem) contribuindo assim para uma maior durabilidade dos recursos naturais do nosso planeta.
Para além das sessões teóricas, os nossos alunos têm vindo a desenvolver algumas atividades práticas que promovem uma maior eficácia na concretização de algumas destas medidas (construção de presépios, castelos, reutillização de latas para colocarem as apáras dos lápis, separação do lixo na escola...).
Esperemos que, no dia a dia, a prática regular destes pequenos gestos seja o  reflexo vivo das aprendizagens promovidas por ações desta natureza.
.

O MEU DESEJO - 3

.
.
O meu desejo é ser cavaleira. Quero participar em muitas competições e, ganha ou perca, continuarei a fazer sempre o meu melhor.
Também gostava de dar aulas de equitação aos mais pequenos, porque também gosto muito de crianças.
Gostava de ter o meu próprio cavalo. Trataria muito bem dele e tentaria treinar todos os dias.
Como a observar também se aprende, iria assistir a competições e apoiar a minha equipa. Independentemente da minha classificação, participaria sempre de forma empenhada e na expetativa de ganhar.
Adorava ser uma grande cavaleira e uma boa professora de equitação.
Acreditar nos nossos desejos é importante, mas o que quero mesmo é ser feliz!
.
Texto e ilustração: Joana Gomes - 4.º ano
.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

A CRESCER, SEMPRE DE MÃOS DADAS

.
O Vivinho, a personagem da história
.
Crescer é um facto natural em qualquer ser, mas crescer de mãos dadas com os outros amplia e redimensiona esse mesmo crescimento.
No âmbito do Projeto "Crescer de Mãos Dadas", os alunos do Jardim de Infância deslocaram-se, no final do 2.º período, à sala do 1.º ano. Mais uma oportunidade para interagir, para reforçar cumplicidades, desta com a história "O coelho que não era de Páscoa" como motivo aglutinador.
O interesse e o entusiasmo dos alunos já não é de estranhar. Há, sim, que valorizar mais um momento de partilha, num evento destinado a que a harmonia faça parte do verbo crescer. De preferência de mãos dadas.
.
.

O MEU DESEJO - 2



O meu maior desejo é ser o melhor jogador do mundo de futsal.
Antes disso poder acontecer, vou ter de estudar muito e de treinar muito os passes, as receções e os remates.
Vou ter muitas dificuldades para realizar este desejo, porque no mundo há muitos jogadores bons como o Falcão, o Ricardinho, o Torres, o Josiel, o Esteves, entre muitos outros.
Quem me poderá ajudar são os meus treinadores, os meus amigos do futsal e os meus amigos da escola. São eles que me podem ajudar a manter a cabeça erguida e a nunca desistir das jogadas.
Se algum dia conseguir realizar o meu desejo, agradecerei aos meus amigos e aos meus treinadores por me terem apoiado nesta missão!
No futuro, gostaria de ser treinador da Associação Desportiva do Fundão.
.
Texto e ilustração: Pedro Melfe - 4.º ano
.

O MEU DESEJO - 1

.
.
Eu desejava ter sucesso na minha carreira de piloto.
E para ter sucesso tenho que treinar muito. Todos os dias, terei de me levantar cedo e ir treinar para o local mais próximo. Não posso chegar aos treinos muito tarde, porque posso ser excluído da minha carreira.
As minhas dificuldades passam por andar em pista com mais pessoas que têm karts muito mais pesados e rápidos.
As pessoas que me podem ajudar são a minha família, a equipa e o mecânico.
Se conseguisse realizar este desejo, é claro que me sentiria feliz porque é a minha carreira, é o que gosto de fazer.
.
Texto e ilustração: António Correia - 4.º ano
.

sábado, 14 de abril de 2012

VI CAMPEONATO SUPERTMATIK - CÁLCULO MENTAL

.
Ao longo da semana passada, as turmas dos 2.º e 4.º anos iniciaram a sua participação na 1.ª fase do VI Campeonato Internacional SuperTmatik - Cálculo Mental. Este campeonato visa fomentar o interesse pela prática do cálculo mental, desenvolver destrezas numéricas e de cálculo, reforçar a componente lúdica na aprendizagem da matemática, detetar e divulgar talentos na área do cálculo mental e promover o convívio entre alunos, professores e restante comunidade escolar.
Nesta 1.ª fase, os alunos de cada turma jogaram o SuperTmatik para se apurarem os campeões  e vice-campeões do campeonato intra-turmas. Dois a dois, e na presença do árbitro, os alunos testaram a sua rapidez de cálculo, num ambiente onde a concentração, o entusiasmo e a inerente competição foram componentes evidentes e saudáveis. São alguns desses momentos que aqui vos deixamos, com a certeza de que foi uma experiência enriquecedora para todos.
.
.
Todos estão de parabéns pela forma como encararam este desafio. Resta-nos desejar boa sorte aos apurados que, brevemente, irão participar na próxima fase deste campeonato.
...
.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

VEM AÍ O TEATRO

.
.
Há hábitos que se devem cultivar, e o teatro é um deles. Como se torna muito problemático deslocar uma escola inteira para assistir a um espectáculo, o melhor é trazer o teatro à escola. E assim, pelo terceiro ano consecutivo, a Escola de Aldeia de Joanes irá receber a companhia Animateatro, do Seixal, que estará connosco na próxima quarta-feira, dia 18 de abril. 
O talentoso grupo traz na bagagem, desta vez, a peça "Os Cães", inspirada no clássico Romeu e Julieta, que nos mostra como duas matilhas de caninos, a residir no mesmo beco e em permanente quezília, acabam por descobrir, através do amor e do instinto de sobrevivência, como viver em harmonia.
Vai ser um evento inspirador, com toda a certeza.
.
.

PARABÉNS, HENRIQUE! PARABÉNS, BEATRIZ!

.
Começámos a semana com aniversários e é assim que a encerramos. Foi durante a pausa letiva que o Henrique (a 31 de março) e a Beatriz (a 8 de abril) completaram os seus 10 anos. E ontem, na escola, também fizeram a festa. A tradição cumpriu-se, mais uma vez, pois os parabéns foram cantados e a vela foi soprada com a alegria que os caracteriza. O tempo vai passando e há que aproveitar todos os momentos, privilegiando os que contribuem para o reforço dos laços de amizade. E este ambiente de festa é feito de sorrisos, de desejos, de gestos que passam essencialmente pelo convívio e pela partilha.
Desejamo-vos muitas felicidades!
Parabéns, Beatriz! Parabéns, Henrique!
.
.

PARABÉNS, RITA!

.
.
Nesta altura do ano temos sempre muitos aniversários, e desta vez é a Rita Duarte. Como sempre, vamos festejar na escola o seu aniversário.
Bom, vamos passar a pormenores. Ela gosta de animais, gosta de roxo, gosta do cão, gosta de Língua Portuguesa e Estudo do Meio. 
Na escola está na mesma mesa que eu. Gosta do verão e da primavera, gosta de saltar à corda, de brincar às escondidas, de brincar com as barbies e andar de bicicleta.
Gosta de estudar, gosta de carne com batata frita e bacalhau à Brás, tem cinco animais, recebeu várias prendas, mas o mais importante é que nos adora.
Parabéns, Rita Duarte!
.
Texto: Francisco Paulo - 2.º ano
.
.
Chamo-me Rita e faço 8 anos.
A  minha cor preferida é o roxo. Gosto de andar de bicicleta, de correr e de brincar com as bonecas.
Eu hoje estou um bocadinho nervosa porque daqui a pouco vão-me cantar os parabéns.
Eu tenho animais: o Pepe, a Joaninha, o Riscas e a Diana.
A minha mãe chama-se Mónica e o meu pai chama-se Filipe.
Eu tenho cabelo castanho e olhos castanhos e uso óculos. A minha comida preferida é carne com batatas fritas e gosto mais ou menos de bacalhau à Brás. 
Gosto de ver o Disney Channel.
Os meus melhores amigos são a Mariana, o Francisco Paulo e a Madalena.
Estou a adorar este dia!
.
Texto: Rita Duarte - 2.º ano
.
.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

PARABÉNS, LEONOR VAZ! PARABÉNS, DUARTE!


.
Hoje foi a vez da Leonor Vaz perfazer 10 anos. A festa é sempre vivida em pleno e os parabéns são cantados pela voz animada dos amigos da escola. Com muita alegria e ao ritmo bem vivo das palmas, a Leonor soprou as velas e o brilho dos seus olhos traduzia claramente o entusiasmo do momento. Eles sabem que estes acontecimentos são especiais e saboreiam-nos com muito gosto. Por vezes, a inspiração é tanta que nem o nariz consegue resistir e aproveita como pode! :) Que sejas muito feliz!
Parabéns, Leonor Vaz!
.

Mas a tarde prometia ser muito doce! O ambiente de festa estava instalado e decidimos prolongá-lo um pouco mais. É que o Duarte também festejou o seu aniversário. Completou 10 anos no dia 4 de abril e não quis deixar de partilhar a sua felicidade com os amigos da escola. Aos parabéns e às velas juntaram-se os foguetes cintilantes. Por vezes, no momento da fotografia, nem sempre se "capta" o sorriso hilariante dos aniversariantes, mas temos a certeza que a alegria do Duarte se estendia até à ponta dos caracóis! :) Desejamos-te muitas felicidades!
Parabéns, Duarte!
.

.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

PARABÉNS, MARIANA!

.
.
Hoje, dia 11 de abril, a minha amiga Mariana faz oito anos. Daqui a pouco vamos cantar-lhe os parabéns.
Eu sou a melhor amiga dela. Ela gosta de correr, de andar de bicicleta, de brincar com bonecas e também gosta de ouvir músicas da Selena Gomez.
Ela quando crescer quer ser médica.
A Mariana tem o cabelo castanho e encaracolado e tem os olhos castanhos. Hoje vem vestida com camisola branca, calções castanhos, meias brancas e umas botas brancas.
O prato preferido dela é bacalhau à Brás e gosta de ver o Disney Channel.
.
Texto: Rita Duarte - 2.º ano
.
.
Eu hoje faço oito anos. Eu estou muito feliz e entusiasmada.
Gosto de correr, de andar de bicicleta e gosto muito de brincar às bonecas.
Quando for grande quero ser médica e a minha cantora preferida é a Selena Gomez. 
Daqui a pouco a minha mãe vem trazer o bolo à escola. Ah, os meus pais chamam-se Sandra e Rogério.
Gosto de ver televisão e o meu canal preferido é o Disney Channel. O meu animal preferido é o cão mas eu tenho um hamster. Chama-se Quico, tem os olhos vermelhos e é muito engraçado e giro, até sobe para cima das pessoas.
.
Texto: Mariana Carrondo - 2.º ano
.
.

terça-feira, 10 de abril de 2012

PARABÉNS, EMA! PARABÉNS, JOÃO BAPTISTA!

.
Estamos de regresso!
Hoje o dia foi marcado pelo entusiasmo do reencontro, pelas novidades sobre as férias da Páscoa e também por algumas atividades um pouco mais sérias que divulgaremos oportunamente.
Mas, que andaram a fazer a Ema e o João Baptista debaixo das mesas?













A julgar pela vela que estão a trincar e pela alegria estampada no rosto, só podem estar... a pedir um desejo! É verdade, é que embora tivessem completado 10 primaveras durante a pausa letiva (a Ema a 28 de março e o João Baptista a 9 de abril), eles fazem questão de partilhar o seu aniversário com os colegas da escola. E hoje, ao fim da tarde, a festa foi a dobrar: os parabéns, o soprar das velas e até os doces!
Importa realçar o convívio, esta cumplicidade saudável e o desejo de que continuem a crescer felizes e saboreando a vida...














Parabéns, Ema!
Parabéns, João Baptista!
.

III FEIRA DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL

.
Clicar na imagem para ver melhor
.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

FELIZ PÁSCOA!

.
.
.
Os alunos, professores e assistentes operacionais da Escola EB1 Aldeia de Joanes desejam a toda a comunidade educativa uma
.
FELIZ PÁSCOA!
.
.