sexta-feira, 14 de outubro de 2016

ASSISTENTES OPERACIONAIS

.
Uma escola, para se assumir como elemento preponderante na educação do seu público alvo, as crianças, carece de várias condicionantes, a principal das quais, cremos nós, a qualidade dos seus professores. Contudo, e por mais que se volteie o paradigma, há outros fatores que condicionam quaisquer intenções (educativas), por melhores que elas sejam: as instalações, os equipamentos, o pessoal auxiliar.
A nossa escola, na próxima semana, vai ser posta à prova. E isto porque, no que respeita às tais condições fundamentais, as assistentes operacionais, por razões díspares, vão dar azo à reconstrução de novos equilíbrios: a Cristina, que prestou, nos últimos anos, exemplar papel de dedicação no exercício das suas funções, no edifício da ADCRAJ, vai deixar, por imperativos da lei de trabalho vigente, de partilhar connosco as suas qualidades; a Teresa, a prestar serviço no "velho" edifício da escola, adoeceu, segundo a sua médica de família, por excesso de stress, facto que lhe provocou tensões altas. Seja como for, e apesar da nossa consternação no que se refere a este desiderato, as soluções estão a caminho. Na segunda-feira, às oito e trinta, os utentes do edifício da ADCRAJ irão encontrar, a partir das 8:30, uma nova auxiliar que, com toda a certeza, tudo irá fazer para que todo o processo educativo decorra da melhor forma. Já no que se refere ao edifício sede, a velhinha escola do Plano Centenários, irá estar, à espera dos alunos, um apoio conjugado no masculino: sim, será um homem a exercer as funções de auxiliar.
A vida, por vezes, parece adormecer no remanso dos gestos, das atitudes, mas é uma mera ilusão. Por mais que nos habituemos a determinados rostos, quem chega tem o condão, desde que bem intencionado, de nos mostrar que ninguém é insubstituível. Oxalá, para bem de todos, esta lição de vida se confirme.
.
Adenda: os utentes do edifício sede (na rotunda), por imperativos de horário, apenas poderão deixar os seus educandos, na próxima semana, a partir das 8:45. Agradecemos, desde já, a compreensão de todos.
.
.

Sem comentários: