quarta-feira, 23 de março de 2016

sábado, 19 de março de 2016

PARCIALMENTE NUBLADO

.
Olá! Hoje é sábado e, como tal, dia de animação no nosso blogue.
Connosco trouxemos, para vossa apreciação, Partly Cloudy (Parcialmente Nulado), mais um filme dos estúdios de animação da Pixar. Relata uma estranha amizade e... não digo mais nada. :)
Um bom fim de semana!
.

.

sexta-feira, 18 de março de 2016

ÚLTIMO DIA

.
.
Tal como estava previsto, a manhã do último dia de escola do 2.º período foi marcada pela ida à Moagem. A escritora Maria João Lopo de Carvalho animou a plateia com pequenos excertos de algumas das suas histórias e autografou o livro, intitulado "O Meu Pai é o Melhor do Mundo", que alguns alunos tinham adquirido. As surpresas não ficaram por aqui, pois foram também oferecidas aos alunos guloseimas e uma t-shirt dos CTT!
.
.
Uma vez que o tempo não permitiu um passeio até à seara, a tarde foi ocupada com uma divertida sessão de cinema, com jogos matemáticos e com a "reconstrução" do Mundo (o tal puzzle de 453 peças que vai ganhando forma mas lhes tem dado a volta à cabeça)  :) ...

.
Para adoçar a chegada pausa letiva, os alunos ainda receberam um miminho! 
Pegando nas palavras de uma das nossas crianças, "foi um dia cheio de surpresas e emocionante"...
Desejamos a todos bom descanso e uma Páscoa Feliz!
.
.

quinta-feira, 17 de março de 2016

CAMPEONATO SUPERTMATIK - APURAMENTO INTRA-TURMA DOS CAMPEÕES E VICE-CAMPEÕES

.
Os alunos das turmas do 2.º e do 4.º ano já concluíram a primeira fase do Campeonato Escolar Supertmatik - Cálculo Mental. Os campeões e vice-campeões de cada turma já estão apurados e irão participar na Grande Final Online, que decorrerá entre 18 de abril e 6 de maio. Eis a classificação obtida em cada turma:
.
2.º ano
Campeão - Francisco Mesquita
Vice-campeão - Diego Macchi
3.º lugar - Rodrigo Antunes
.
4.º ano
Campeão - Eduardo Lopes
Vice-campeão - Guilherme Duarte
3.º lugar - Afonso Carrasco
Importa destacar a envolvência, o empenho e a boa disposição de todos os participantes! O gosto pela competição (saudável!) e a rapidez no cálculo ofereceram à plateia e aos juízes :) momentos de cortar a respiração!
Todos estão de parabéns e deixamos, evidentemente, um forte aplauso aos vencedores, desejando que a sorte lhes sorria na Grande Final Online.
Aqui ficam algumas das emoções vividas no decorrer das eliminatórias...

.
.
.

CLUBE DAS CRIANÇAS QUE (NÃO) SABEM APERTAR SAPATOS

.
.
A vida moderna é um autêntico frenesim, de uma correria constante. De tal forma que, para agilizarmos procedimentos, tentamos rodear-nos de coisas práticas: na alimentação, no vestuário, na forma como comunicamos... Precisamos de tempo, de muito mais tempo, mas isso é coisa cada vez mais rara, mais preciosa. E, para corresponder às exigências, há que dançar conforme a música. Em suma, ganhamos tempo em certas tarefas, mas não para desfrutarmos dele com a família, com os amigos, com nós próprios. Debitamo-lo na resposta a novas exigências, novas solicitações.
.
.
Os alunos de hoje, utentes duma escola a tempo inteiro, pouco tempo têm para a aprendizagem de alguns preceitos que, em princípio, pertenceriam ao âmbito familiar. É o caso, por exemplo, de saber manipular os atacadores das botas ou dos sapatos. É uma pequena coisa, que passa quase despercebida, mas não deixa de ser impressionante a quantidade de crianças com 6, 7 e 8 anos, ou mais, que não sabe apertar sapatos. E, quase de forma natural, é vê-los, muitas vezes, com o calçado desapertado, a solicitar ajuda aos mais velhos.
.
.
Ontem, no final do dia, indagou-se, na turma do 2.º ano, quem sabia, ou não, apertar sapatos. Sem qualquer surpresa para nós, metade da turma não sabia. Da constatação à proposta, foi um ápice: os alunos juntaram-se aos pares, com um elemento que sabia apertar sapatos a tentar ensinar o que não sabia. Aderiram, divertiram-se, e houve mesmo alguns que aprenderam. Aos restantes só lhes resta praticar, pois não quererão, a partir de agora, fazer parte do Clube das Crianças Que Não Sabem Apertar Sapatos. Era o que faltava! :)
.
.
.

quarta-feira, 16 de março de 2016

OS TRÊS DESEJOS

.
.
Ontem, dia 15 de março, fomos à Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade assistir à dramatização da obra "Os três desejos", de Eva Mejuto.
Quando lá chegámos ainda faltavam duas turmas, por isso fomos ver a Feira do Livro, que tem muitas novidades.
Quem fez a dramatização foi a Gabriela e a Angelina, que interpretavam um casal de idosos.
Elas começaram por contar a história do Caldo de Pedra, que faz parte da tradição portuguesa.
Na história de Eva Mejuto, os dois idosos tinham direito a três desejos. Entusiasmados, pensaram numa dentadura de ouro, num palácio, em ter cem fatos, mordomos e diamantes. Com tanto entusiasmo falaram de tudo e mais alguma coisa, até da vontade de comer um chouriço. E, de repente... pim! Acabara de se cumprir o primeiro desejo.
O homem é que não gostou nada que se tivesse gasto um desejo com um chouriço. E, zangado, disse para a mulher:
- Bolas, logo foste tu gastar um desejo por causa de um chouriço! Agora o que tu merecias era ficar com ele pendurado na ponta do nariz!
.
.
Mal o homem acabou de falar... pim! Tinha-se cumprido o segundo desejo, a mulher ficou com o chouriço pendurado na ponta do nariz.
A mulher, quando se viu com tal coisa, lamentou a sua sorte e chorou. O homem, com pena dela, acabou por dizer:
- Ai, mulher, que vida a nossa! Oxalá o chouriço te saia da ponta do nariz!
Assim que o homem acabou de falar... pim! Cumpriu-se o terceiro desejo.
Os dois ficaram muito contentes. Tinham gasto os três desejos sem ficarem ricos, mas pensaram que, mais importante do que a riqueza, é o amor, a paz e a saúde.
Nós gostámos muito da história. A Gabriela e a Angelina são muito talentosas.
.
Turma 18 (2.º ano) - texto coletivo, com coordenação docente
.
.

CONTINUA A DECORRER A FEIRA DO LIVRO

.
.
A VII Feira do Livro, a decorrer nas instalações da Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade até 31 de março, está repleta de livros com chancela de qualidade.
A não perder.
.
.

terça-feira, 15 de março de 2016

PARABÉNS, LAURA!

.
.
No sábado fiz 7 anos e festejei com a minha família e alguns amigos.
Hoje festejei com todos os meus amigos da escola. Foi muito divertido!
Estou muito feliz por ter 7 anos!
.
.

segunda-feira, 14 de março de 2016

A "RECONSTRUÇÃO" DO MUNDO

.
 .
Há tempos, os alunos do 4.º ano andaram a dar voltas ao mundo, sempre com Portugal debaixo de olho. :)
Viajaram pela Europa, conheceram países de outros continentes e até se aventuraram pelos oceanos do nosso Planeta... O percurso dessa viagem, como era de esperar, foi traçado no globo e no planisfério. 
Para reforçar tamanha aventura, o Tomás trouxe um puzzle para a escola e lançou um desafio aos colegas da turma: a "reconstrução" do Mundo! 
.
.
A missão teve hoje o seu início e, para já, garantimos que todos estão unidos em prol do mesmo objetivo. 
.
.
Será que irão conseguir reorganizar o Mundo? :)
.
.

sábado, 12 de março de 2016

O GIGANTE

.
Mais um sábado, mais um dia para fruir filmes de animação.
Hoje, no menu, consta um filme português, O Gigante, da autoria de Júlio Vanzeller e Luís da Matta, nomeado para o Prémio Goya, do país vizinho.
A partir de um gigante que transporta a filha no coração, sendo ela a mostrar-lhe a realidade, o argumento incide sobre pais e filhos e o processo de crescimento. Espero que gostem.
Um bom fim de semana!
.
.
.

sexta-feira, 11 de março de 2016

SE TU VISSES O QUE EU VI...

.
Os "nossos" pequenos do 1.º ano já leem, já escrevem e gostam de brincar com as palavras.
Foi o que fizeram hoje: brincaram com as rimas e reescreveram umas quadras bem divertidas.
Fernanda Soares
.
.
.

quinta-feira, 10 de março de 2016

quarta-feira, 9 de março de 2016

HISTÓRIAS DE "GIGANTES"

.
A leitura e exploração da obra "O Gigante Egoísta", de Oscar Wilde, transporta sempre os alunos para uma série de reflexões que dão azo a imensas questões para as quais nem sempre há resposta. 
Nesta lição de vida, temas como a capacidade de perdoar e ser perdoado, de mudar, de partilhar, de questionar atitudes (...) são exemplo de crescimento interior. Neste conto, a grandeza humana e a humildade vencem obstáculos e o Gigante Egoísta, inicialmente tão longe de qualquer Primavera, revela-se um Gigante capaz de a levar a todos os corações... 
Os alunos do 4.º ano, alguns visivelmente emocionados, ficaram sensibilizados pela beleza deste conto, partilharam pequenas histórias do seu dia-a-dia, histórias de "gigantes", e criaram o seu próprio "jardim", sem muros, aberto a todos os que quiserem refletir...


Quem vê caras, não vê corações 
.
.
Era uma vez uma senhora, chamada Feiolas, que estava no hospital quase a dar à luz. 
O dia do bebé nascer tinha chegado e assim aconteceu. Só que ele era tão feio que a mãe só dizia a palavra "feio", "feio", "feio"... Quando saiu do hospital, Feiolas abandonou o filho ao pé do caixote do lixo.
No dia seguinte, passou por ali uma senhora que viu o pobre bebé e pegou nele. Em vez de dizer a palavra "feio", disse:
- Dinis! Ele vai chamar-se Dinis!
Cuidou dele e o Dinis teve uma vida normal.
Quando andava na escola, no 1.º ciclo, o Dinis já tinha crescido demasiado e estava gigante. Os colegas estavam sempre a gozar com ele e a cantarolar:
.
Gigante Dinis
pareces uma perdiz
Gigante feio
ninguém te quer no recreio.
.
O Dinis ignorava-os e virava-lhes as costas. Quando chegava a casa, contava sempre tudo à mãe, e a mãe conseguia sempre consolar o Dinis.
Passaram-se alguns anos e mais alguns anos e aconteceu uma grande desgraça. A mãe do Dinis tinha morrido e ele decidiu deixar os estudos e ficar em casa. Todos os dias chorava, todos os dias chorava...
Passaram-se alguns dias e mais alguns dias e o Dinis continuava a chorar, e o sofrimento e os dias sem se alimentar foram tantos que também ele acabou por morrer.
Quando chegou ao céu, olhou para a direita e para a esquerda e viu a mãe ao pé de Jesus. E depois viu outras pessoas isoladas num canto muito escuro.
Intrigado, Dinis perguntou a Jesus:
- Por que é que aquelas pessoas não podem estar ao pé de ti?
- Porque te ofenderam! - respondeu Jesus.
- Mas deixa-os vir para junto de ti!
- Por que faria isso? - questionou Jesus.
- Porque por pior que seja o pecado, o perdão tem de ser ainda maior! - exclamou o Dinis.
Então Jesus trouxe-os para junto dele e todos se sentiram felizes.
.
Texto e ilustração: Eduardo Lopes - 4.º ano
.
.

terça-feira, 8 de março de 2016

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

.
Igualdade de género: uma questão nem sempre consensual mas que, na compreensão dos factos, poucos discordam deste diagnóstico: ela, de facto, por mais camuflada que seja, ainda não existe.
.
Beatriz Marques - 2.º ano

Beatriz Ribeiro - 2.º ano

Diego Macchi - 2.º ano

Guilherme Agostinho - 2.º ano

Hugo Oliveira - 2.º ano

Matilde Saraiva - 2.º ano
.
.

segunda-feira, 7 de março de 2016

DESCOBRINDO POESIA - 2


Estas foram as ideias dos alunos do 2.º ano perante o jogo dos "Se" onde a protagonista foi a poesia. 
Depois, com as palavras que referiram, as que estão coloridas, foram desafiados a criarem uma pequena poesia, onde o mais importante era, sem dúvida, apreciarem as palavras, escolherem esta ou aquela, brincarem com gosto, imaginando e sentindo a escrita de uma forma diferente... 
Aqui deixamos o "fruto poético" :) da turma.
.
Se a poesia fosse uma menina
Andreia se chamaria
e da neve se protegeria
vestindo o gorro verde
feito, com amizade, pela sua tia.
.
Se a poesia fosse uma árvore
seria uma oliveira
no cimo da colina viveria
sempre com folhas
a sua vida inteira.
.
Se a poesia fosse uma brincadeira
seria filha da feiticeira
a cavalo numa baleia
fugindo do tigre tubarão
do outono ao verão.
.
Se a poesia fosse um doce
a bolo de amor saberia
feito de maçã e pétalas de rosa
ao som da caixa de dois sons
qualquer dama gostaria.
.
Se a poesia fosse uma profissão
seria cantora do Gangnam Style
muitos autocarros ia alugar
para que toda a gente
sem relógio, sem pressa,
a pudesse escutar.
.
Poesia coletiva - Turma do 2.º ano
.
.

sábado, 5 de março de 2016

O FAROL

.
Bom dia!
Mais um sábado, mais um dia de filmes de animação. Para hoje escolhemos The Lighthouse (O Farol), um filme da autoria de Po Chou Chi, nascido em Taiwan e a residir, atualmente, nos Estados Unidos. Trata da delicada relação entre pai e filho, baseada em amor e respeito, mostrando que o fim também é o começo. Emocionante, no mínimo.
Esperemos que gostem e... um bom fim de semana!
.
.
.

sexta-feira, 4 de março de 2016

DESCOBRINDO POESIA

.
.
Desta vez, o projeto "Um Livro, um Tesouro" abriu as janelas da poesia infantil. Numa brincadeira com as palavras, escolhidas pela sensibilidade dos poetas, os poemas transpõem a realidade e falam de sonhos e de fantasias que povoam o mundo dos leitores. Assim, as flores, os animais, os brinquedos, os jogos (...) ganham vida e falam na língua melodiosa da poesia.
Os alunos do 2.º ano foram desafiados a falar sobre poesia e incentivados a imaginar muito mais do que a simples realidade. 
.
Um passarinho, será apenas uma ave ou pode ser poesia? 
.
PASSARINHO
.
Passarinho, passarinho, que fazes fora do ninho?
Para ter a alma forte, tenho que me fazer ao caminho.
Passarinho, passarinho, não tens medo de ficar sozinho?
A tremer ficava eu, se ficasse dentro do ninho.
Passarinho, passarinho, para onde queres voar?
Não sei onde o voo me leva, apenas quero passarinhar.
.
Agostinho Craveiro
.
Uma bola, será apenas um brinquedo ou pode ser poesia?
.
OS MENINOS, A BOLA E O CÃO
.
A bola
Que rebola
Ficou farta de rebolar
Num momento
Sente o vento
E começa a desafiar
O vento passa
Lá vai a bola
Quem a vai encontrar
Não sou eu
Não és tu
Quem nos vai ajudar
Lá vai o cão
A ladrar
As voltas que ele sabe dar
Volta o cão 
Sem ladrar
A bola volta a rolar.
.
Agostinho Craveiro
.
As escolhas que fazemos ao longo do dia, serão apenas momentos da vida ou podem ser poesia?
.
Poema "Ou Isto ou Aquilo" de Cecília Meireles, cantado por Lena D´Água.
.

.
No final da atividade, o cheirinho a poesia tinha-se instalado e os alunos estavam com um olhar bastante mais colorido. Tinha chegado o momento de também eles brincarem com as palavras... Como o fizeram? Ah, isso é poesia para um próximo post. :)
.
.

quinta-feira, 3 de março de 2016

AFINANDO A RODA DOS ALIMENTOS

.
.
Desde a sua invenção, muito se conjuga numa roda. Não é que o mundo role sobre rodas, não é nada disso, nem sequer vem à baila uma dança de roda de antigamente, mas o certo é que, e rodando para aquilo que nos interessa, o conceito de roda é tão multifacetado que até para informar acerca de alimentação saudável dá um jeitão.
Esteve hoje connosco, numa parceria bem interessante, a nutricionista Daniela, da farmácia Diamantino, que veio reforçar, nos nossos alunos, alguns conceitos sobre alimentação saudável. E, já se sabe, numa área tão importante como a saúde do corpo, todos os contributos para que a "nossa miudagem" interiorize conceitos e práticas saudáveis são preciosos.
.
.
Todas as turmas foram contempladas: no mês passado foram as turmas do 1.º e 3.º ano que interagiram com a nutricionista, hoje foi a vez do 2.º e 4.º anos. E, num rodar persistente, mas agradável, a Roda dos Alimentos interiorizou-se mais um pouco. Era isso, fundamentalmente, o que se pretendia.
Um obrigado muito especial à Farmácia Diamantino, não só pela disponibilidade, mas também pela qualidade das sessões. Esperamos ver-nos em breve.
.
.

quarta-feira, 2 de março de 2016

DOMINÓ DAS FRAÇÕES EQUIVALENTES

.
.
Após um longo trabalho à volta das frações, os alunos do 4.º ano encontram-se numa fase importante das suas aprendizagens, a da consolidação. Entre as mais diversas estratégias possíveis, um jogo é sempre recebido com aquele olhar cativante. A motivação espontânea instala-se, joga-se e desenvolvem-se competências. Neste sentido, foi assim que, desta vez, o dominó das frações equivalentes se sentou à mesa com os alunos. 
A forma de jogar é semelhante ao dominó das pintas. Para além de desenvolver estratégias de raciocínio, este dominó exige cálculo mental uma vez que, na maioria das vezes, para poderem jogar a peça correta, os jogadores têm de multiplicar ou dividir ambos os termos da fração pelo mesmo número, maior que um, para obterem uma fração equivalente.
Como dominó, acreditem que é um ótimo desafio para dominarem as noções referidas!
..
.
.

terça-feira, 1 de março de 2016

OLHARES DA ALMA

.
A Estrela vista das Quintas de S. José - Aldeia de Joanes
.
Hora de almoço. A condução do carro suscita toda a atenção, mas a alma tem olhares que nos surpreendem, despertando sensações que nos ligam, de imediato, à comunhão plena com a vida. 
Paro o carro e saio, munido da máquina fotográfica. Deslumbrado com o quadro, deixo que a pressa fique para trás, há apenas que fruir o momento. 
A vida, apesar de a fazerem cada vez mais apressada, continua a enviar-nos pequenos sinais de encantamento. Basta estarmos atentos.
.
.

FEIRA DO LIVRO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL EUGÉNIO DE ANDRADE

.
.
.