quinta-feira, 16 de março de 2017

POESIA NA RUA

.
Um exemplo de flores e casas a construir
.
O Fundão, dentro de poucos dias, ganhará outra vida. De 19 de março a 4 de abril, com o alto patrocínio da União Europeia, através do seu programa Europa Criativa, o Fundão irá promover o evento "Poesia na Rua", que se desenrolará, em simultâneo, em Guadalajara (Espanha), Grenoble (França), e em Cologno Monzese (Itália).
O espírito que anima o projeto inspirou-se nas palavras do grande poeta Federico Garcia Lorca  que, em determinada circunstância, escreveu:
.

"La poesía es algo que anda por las calles. Que se mueve, que pasa a nuestro lado. Todas las cosas tienen su misterio, y la poesía es el misterio que tienen todas las cosas. (…) Por eso yo no concibo la poesía como una abstracción, sino como una cosa real, existente, que ha pasado junto a mí."
.
A ideia - ambiciosa e, em simultâneo, generosa - procura dar voz à poesia oral contemporânea e tradicional, pretendendo dar a conhecer os seus diferentes géneros a uma vasta audiência, formar leitores de poesia e promover a criação poética e artística.
A Escola de Aldeia de Joanes, como não poderia deixar de ser, disse presente a este importante evento, estando a nossa participação prevista para 4 de abril, cerca das 14 horas, junto à Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, onde iremos encenar a poesia "Na rua da minha tia", de Agostinho Craveiro.
Os preparativos, como seria desejável, já começaram (a prof.ª Fernanda já fez cento e tal flores de papel) mas o grosso do trabalho ainda está por fazer: elaborar adereços (há que fazer casas, em esferovite e devidamente pintadas, para simular uma rua; encontrar fatos de diversos animais, e não só, decifráveis num boletim informativo que amanhã será distribuído aos Encarregados de Educação dos alunos), ensaiar ritmos e falas, encenar a representação... 
O trabalho, neste final de período, estará presente em cada curva (lembramos que as Fichas de Avaliação Trimestral estão a bater à porta), mas quando existe vontade e determinação as coisas acontecem mesmo. A poesia, tempero imprescindível das nossas vidas, bem o merece.
.
(Em breve daremos mais informações sobre o assunto)
.
.

Sem comentários: