quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

POR TERRAS DE LAVACOLHOS, CASTELEJO E SOUTO DA CASA

.
.
No dia 31 de janeiro fizemos uma visita de estudo para ficarmos a conhecer melhor o nosso concelho. Quem nos guiou foi o prof. Pedro Silveira da Câmara Municipal do Fundão.
Iniciámos a nossa visita na Casa do Bombo em Lavacolhos. Ficámos a saber como se constroem os bombos. Tocámos bombos e dançámos ao ritmo da música do bombo e do pífaro.
.
.
Ficámos a conhecer uma figura ilustre de Lavacolhos chamado Carlos Gravito. Ele pintou o painel de azulejos que está na entrada e tem-se preocupado e trabalhado muito para a preservação da tradição dos bombos. Este senhor tem 83 anos e foi ele que trouxe o surf para Portugal.
.
.
Continuámos a nossa visita na Casa da Romaria da Santa Luzia, no Castelejo. Ficámos a saber que é a santa protetora dos olhos. Vimos as flores de Santa Luzia que demoram três horas a fazer. Ficámos a conhecer as tradições ligadas a esta festa.
Seguimos para o Souto da casa onde almoçámos. Depois fomos visitar as casas temáticas: o sapateiro, o carpinteiro e o ferreiro. Aprendemos muito sobre estas profissões tão antigas!
.
.
Fomos terminar a visita ao pé da D. Lurdes e do senhor Carlos. A D. Lurdes fez e ensinou-nos a fazer esquecidos deliciosos! O senhor Carlos aqueceu o forno para cozer os bolos. Depois foi só comer. E que bons que eles estavam!
Foi uma visita muito interessante. Estamos muito agradecidos ao prof. Pedro por nos ter proporcionado esta visita tão interessante e divertida!
.
Turma 21 (3.º ano) - Texto coletivo
.
.

Sem comentários: